A vida nos ensina que a melhor e mais eficaz ferramenta educacional para uma criança é o exemplo de seus professores e familiares. Porém, em alguns métodos de ensino, observamos uma grande carga horária de literatura e pouco exercício prático. Penso, que a somatória destes fatos acabam criando um déficit na educação destes indivíduos, inviabilizando o seu entendimento, sobre as interações dos conceitos aprendidos.
O dia a dia nos mostra que as coisas estão mudando.
Crianças e adolescentes em todo o mundo, indignadas com alguns descasos das autoridades, estão organizando grupos de estudos, visando identificar instrumentos de cobrança, para que sejam implementados os conceitos aprendidos em sala de aula. Posso afirmar que uma das maiores cobranças feitas por elas, está relacionada à falta de ações para construção de mundo mais sustentável e justo para todos.
O que é interessante e que alguma das ações cobradas das autoridades, são as já apreendidas e praticadas por estas crianças desde a pré-escola como, por exemplo, a separação do lixo. Pensem, no tamanho do constrangimento que é assistir seus resíduos recicláveis, separados durantes as aulas, serem misturados ao lixo comum do caminhão da coleta municipal. Esta ação deixa clara a falta de comprometimento com os conceitos dos 4R’s (repensar, reduzir reutilizar e reciclar), ensinada pelos seus professores.
Uma criança canadense (chamada SEVEM SUZUKI), talvez cansada de se sentir impotente, compareceu a uma das audiências da ONU (Organizações das Nações Unidas) e calou por cinco minutos os vários representantes presentes, deixando-os com aquela famosa “cara de paisagem”.
Não fiquei sabendo dos resultados deste fato, mas valeu SEVEM SUZUKI! Parabéns a você e todos os seus familiares e mestres.
Assista ao vídeo no endereço abaixo:
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