Falando em boa ideia...
A Produção mais Limpa é considerada uma das grandes ideias mundiais por sua simplicidade e resultados, objetivando a redução de custos dos processos, bem como, a minimização de resíduos e perdas na fonte.
Podemos dizer que o sucesso desta metodologia está ligado aos investimentos em educação, conhecimento e cidadania, que as empresas estão realizando para o seu quadro de colaboradores / cidadãos. Este tipo de ação alavanca de forma definitiva e consciente as melhorias econômicas, sociais e ambientais das empresas.
Para ilustrar a argumentação acima, de uma ideia que deu certo e que me parece, nasceu sem pretensão, mas por se tratar de educação, conhecimento e cidadania, ganharam proporções inimagináveis. Abaixo alguns fragmentos da notícia sobre o inicio da ONG Khan Academy. Este trabalho recebeu o reconhecimento de uma família ilustre, primeiramente dos seus filhos e depois do pai o empresário Bill Gates.
Começo da história...
No verão de 2004, quando ainda morava em Boston, Salman Khan soube que sua prima Nadia, aluna da sétima série em Nova Orleans, tinha dificuldades no curso de matemática para converter quilos. Ele concordou em ensiná-la remotamente. Usando o software Yahoo Doodle como um bloco de notas compartilhado, além de um telefone, Nadia melhorou tanto que Khan começou a trabalhar com seus irmãos, Ali e Arman. A notícia chegou a outros parentes e amigos. Khan escreveu geradores de problemas em linguagem JavaScript para manter um suprimento de exercícios práticos. Mas, entre seus treinos de futebol, o emprego e diversos fusos horários, ficou impossível coordenar tudo. "Comecei a gravar vídeos no YouTube para eles assistirem quando pudessem", lembra Khan. Outros usuários se sintonizaram e estava criado o projeto da Academia Khan
O elogio de Gates...
Durante o Festival de Ideias de Aspen, nos Estados Unidos, diante de duas mil pessoas, Gates deu a Khan, 33 anos, o apoio que qualquer empresário adoraria receber. Depois de refletir sobre o que ele chamou de "inacreditável má alocação" de recursos que deveriam ir para a educação, Gates elogiou as "incríveis" aulas de dez a 15 minutos da ONG Khan Academy (khanacademy.org), um vasto tesouro digital de minipalestras grátis, que "tenho usado com meus filhos". Rory, de 11 anos, continuou Gates, é fã dos vídeos de álgebra e biologia da escola virtual de "Sal".
Khan soube do elogio de Gates por meio de um vídeo no YouTube. "Foi realmente bacana", comentou o rapaz, um articulado mestre em administração de empresas por Harvard e ex-administrador de fundo de investimentos.
A projeção da idéia...
A Khan Academy e o site educacional mais popular da Internet. A lista de Khan de 1.630 aulas ou "tutoriais" (na última contagem) hoje é vista em média 70 mil vezes por dia - quase o dobro do número de alunos de Harvard e Stanford somados. Desde que ele começou suas aulas, no final de 2006, a academia recebeu 18 milhões de visitas únicas em todo o mundo, incluindo os filhos de Gates. A maioria dos visitantes era dos Estados Unidos, seguidos de Canadá, Inglaterra, Austrália e Índia.
Quem sabe...
Um dia uma ilustre personalidade faça o mesmo com a Produção mais Limpa.
Endereço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário