As previsões mundiais indicam que haverá mudanças no clima do planeta devido ao aquecimento global, porém paira uma incerteza de qual será a sua intensidade, sendo assim, por vivermos em um sistema fechado e interligado, os efeitos envolverão todos os grupos sociais e econômicos. Tal situação pede urgência na demanda de um modelo de educação, que incentive o conhecimento e promova ações direcionadas a minimizar e/ou extinguir na fonte, tais fatores. Muitas inovações tecnológicas ainda estão em testes, tornando algumas situações ainda inevitáveis, porém é sabido que no Brasil, uma grande porcentagem dos problemas ambientais ainda tem foco em ações corretivas e não em preventiva, como preconiza as boas práticas mundiais.
Investir em altas tecnologias e vencer a resistência dos colaboradores, de trocar a cultura de desperdícios por uma economicamente sustentável, ainda são entraves para as organizações fazerem a prevenção da poluição. Conhecendo a complexidade deste cenário o SENAI, optou por incluir estes conhecimentos, como tema transversal, em todos seus cursos profissionalizantes.
Educação para o desenvolvimento Sustentável para as Empresas
Para desenvolver o tema, educação para o desenvolvimento sustentável no setor produtivo, o SENAI optou por uma metodologia incentivada mundialmente pela Organização das Nações Unidas – ONU, conhecida como Produção mais limpa (P+L). A escolha desta ferramenta se deu pela simplicidade do desenvolvimento de suas etapas teóricas e práticas, bem como, pela eficiência na obtenção de resultados econômicos e ambientais que apelidamos de resultados “ECO X ECO”. Levou-se também em consideração que a metodologia de Produção Mais Limpa tem fácil aderência à essência de ensinar do SENAI, que parte do pressuposto de construir o ensino sobre uma base de cidadania, somadas as ações estratégicas para desenvolver habilidades de “aprender a aprender” e de "aprender fazendo".
Vídeos
Lição de vida
De repente... Alguma coisa acontece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário